A Ciência de Dados está em todo lugar, e é por isso que preparamos mais um conteúdo sobre ela! Dessa vez escolhemos um assunto muito comentado e famigerado na área: a Machine Learning. Tenho certeza que você já deve ter ouvido falar ao menos uma vez sobre este termo... Mas sabe o que realmente significa?
Numa tradução literal, significaria "Aprendizado de Máquina", o que é basicamente o conceito do que vamos aprender. Atrelada fortemente à Inteligência Artificial (apesar de não serem a mesma coisa), a ideia aqui é fazer com que a máquina, de forma lógica, consiga aprender e repetir padrões através de dados coletados e, dessa forma, tomar decisões de forma racional, baseando-se nestes padrões que foram identificados, ou seja, ela cria algoritmos de acordo com sua própria experiência.
Uma vez que a máquina já possui a sua base de dados consolidada, ela consegue agir sem interferência humana! Um grande exemplo de Machine Learning é, por exemplo, a sua preferência por música: o aplicativo pode detectar quais estilos você mais ouve (coletando os dados), compreende o padrão de estilos dentro do seu perfil e, a partir daí, consegue te recomendar artistas parecidos!
Mas a lista de exemplos de aplicações da Machine Learning não para por aí: temos a utilização dela na área da cibersegurança, detectando fraudes em compras online, ou então na área de saúdes, onde é utilizada para realizar diagnósticos de forma precoce, e até mesmo na área de segurança do trabalho, realizando um detecção de um possível acidente dentro daquele ambiente.
Resumindo, tudo que aprendemos e levamos conosco de experiência pode ser aplicado também na tecnologia - é como ensinar a uma criança o que é X ou o que é Y, com a diferença de serem dados de diversos formatos que serão não enviados para a criança, mas sim para o computador, com alguns bocados de código!
Nenhum comentário:
Postar um comentário