Com certeza você já esteve de frente de um problema que poderia ser resolvido com mais de uma solução, e se perguntou qual deveria escolher. Ou, então, problemas onde só uma ação pode ser feita, mas se pergunta se realmente deveria realizá-la.
Dentro da área de Ciência de Dados, existe um nome para isso: a Pesquisa Operacional (PO). Desenvolvida na Segunda Guerra Mundial, onde os militares a precisaram para resolver problemas logísticos, ela é uma forma de decidir "cientificamente" qual é a melhor decisão a ser tomada diante esses problemas.
Ou seja, quando estamos lidando com sistemas complexos, é necessário realizar essa pesquisa através de análise, modelagem, simulação e otimização dos dados. A PO atualmente se consiste em duas abordagens: qualitativa (com bases empíricas), e quantitativa, onde os problemas são analisados em uma linha científica.
Além da área computacional, a PO vem sido abordada em diferentes áreas como em negócios, indústria, governo, comércio e entre muitas outras, pois é extremamente útil para otimizar os serviços e resolver desde os pequenos até os mais complexos dos problemas, sendo assim uma metodologia ideal para o gerenciamento de empresas.
E aí, já conhecia esse termo antes? Comenta se você descobriu algo novo com a gente hoje, e se gostaria de conhecer mais termos da área!
Nenhum comentário:
Postar um comentário