quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Os efeitos da pandemia na atividade das médias e microempresas brasileiras

 


Não é novidade que o COVID-19 surgiu do nada e modificou nossas vidas em diversos aspectos, como na forma de nos relacionar, consumir mídias, etc. Porém, uma das áreas que recebeu grande impacto e teve de se adequar neste nebuloso período foi a área profissional.

A Edelman realizou um questionário on-line contando com a presença de 300 proprietários de empresas com 1 a 250 empregados, recolhendo informações sobre o modo de trabalho, implementação de novas tecnologias, uso de dados e cibersegurança.


Aqui vai uma pequena análise dos resultados:

Trabalho híbrido e remoto
Com o isolamento social, as empresas adaptaram o modo de trabalho de seus funcionários: quase metade afirmou trabalhar de forma híbrida, sendo o trabalho 100% remoto o menos utilizado.

Dentro destas mudanças, observamos algumas vantagens como o aumento da produtividade, mas obstáculos como a conexão de internet e infraestrutura de tecnologia, segurança e comunicação foram levantados. Apesar de tudo, mais de 60% preferem a modalidade remota/híbrida.
 
Transformação digital e uso de dados
A grande maioria dos entrevistados enxergam a importância na aplicação da tecnologia nos métodos de trabalho (mais de 70% afirmam já ter investido nesta inclusão!) mas a pandemia acelerou quase todas as empresas neste processo. As áreas de administração, marketing e vendas intensificaram essa transformação, com o uso massivo de softwares de videoconferências. Além desta tecnologia, foi presente o investimento na computação em nuvem, equipamentos portáteis e sistemas de cibersegurança, além de um aumento no uso de dados para a tomada de decisão e o recrutamento de especialistas no assunto - mais de 90% realizam decisões com base nos mesmos!
 
Cibersegurança e uso de dados
Quanto maior o uso das novas tecnologias, mais prioridade se dá à proteção das mesmas: é o que afirma 81% dos entrevistados, que confirmam possuir políticas e tecnologias de segurança na empresa. Entretanto, uma parcela grande relatou ter problemas nesta área, declarando realizar mudanças de políticas cibernéticas para adaptação ao trabalho remoto.
 
De forma geral, a pandemia serviu como uma grande reestruturação corporativa, forçando as empresas a adotarem novas estratégias para atingir seus resultados. Mais da metade dos entrevistados aumentaram a equipe para se adequar a demanda digital, ao mesmo tempo em que observaram um impacto positivo em seus negócios, ocasionada por um aumento da produtividade, redução de custos e abertura a novos clientes.
 
Informações retiradas do E-Book "O impacto da COVID-19 na cultura e operação das PMEs brasileiras".

Disponível em:
https://info.microsoft.com/LA-TRNS-CNTNT-FY22-04Apr-28-The-impact-of-COVID-19-on-the-culture-and-operation-of-Brazilian-SMEs-SRGCM6788_LP01-Registration---Form-in-Body.html

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